Tempo de leitura: 3 minutos
Líder pessimista ou realista , a escolha é sua .
Que os tempos estão difíceis para a economia e para a maioria dos negócios , todos nós já sabemos e não é preciso fazer nenhum esforço para sermos bombardeados pelos mais diversos veículos de informações , oficiais ou não oficiais , trazendo sempre as notícias ruins , alarmantes e pessimistas , não é verdade ?
Minha pergunta para você que é líder é a seguinte : você é um veículo de pessimismo para a sua empresa e sua equipe ?
Pare um pouco e pense como tem sido a sua linguagem corporal e verbal , suas interações durante reuniões de equipe ou conversas informais no café .
Que tipo de sentimento suas palavras e comportamentos geram nos seus funcionários? Angústia? Medo? Preocupação? Desânimo?
É fato mais que comprovado que uma crise não dura para sempre , porém o impacto da gestão e atitude do líder dentro da empresa durante a crise por durar ainda mais do que ela . Ou seja, você tem duas opções: deixar o pessimismo tomar conta de você ou reagir.
Não estou aqui dizendo que você deve adotar uma atitude ingênua, ou fingir que nada está acontecendo , mas sim , de encarar a realidade e de fazer o seu melhor.
Mostre as habilidades que momentos de crise exigem de um líder : resiliência, capacidade de improvisar e coragem através das seguintes atitudes:
Evite comentários negativos
Ficar o tempo todo dizendo que vai dar tudo errado contamina o ambiente e amplifica o pessimismo, que só vai prejudicar ainda mais a sua produtividade e da sua equipe.
Pense diferente
O cenário está mais complicado e desafiador. Quanto antes você se der conta e começar a pensar em soluções e em novas maneiras de agir, você passará a investir mais energia naquilo em que você tem o poder de mudar.
Foque nos seus melhores funcionários
Ajude-os a refletir sobre seus pontos fortes e sobre como podem contribuir para ajudar a empresa a passar por um período delicado.
Não pare de investir neles , pois são eles que o ajudarão na retomada do crescimento pós crise.
Mantenha a calma , a crise vai passar
É normal que a pressão aumente e os ânimos se exaltem. A ameaça de demissão e as deslealdades de colegas aparecem com maior frequência.
Tente controlar a ansiedade e pense nas boas coisas que poderão ocorrer, seja no trabalho atual, seja na vida pessoal, seja numa eventual mudança de rumo que está começando a ser planejada.
Tudo isso sem perder o foco no presente, claro, pois o trabalho precisa ser entregue.
Evite as pessoas negativas e pessimistas
O pessimismo é tóxico e fica impregnado no seu ser se você deixar .
Escolha suas companhias, os programas de TV e leituras , eleve o seu pensamento e pratique a gratidão diariamente , melhor antídoto para parar de reclamar e lamentar .
Para desenvolver uma atitude positiva diante da crise , você deve ler também o artigo Atitude Positiva determina a Sua Altitude
Deixe seu comentário e compartilhe suas estratégias para vencer a crise.
Para ser notificado toda vez que eu publicar artigos de liderança , cadastre seu e-mail aqui:
Forte abraço