Engajando com confiança e valor

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Em tempos difíceis, invista na criação de confiança e valor para engajar a sua equipe.

Tempos desafiadores exigem mais dos líderes e não é à toa que ouço muitas pessoas reclamando dos seus gestores nesse momento.

A distância física não somente aumentou o abismo da comunicação entre líderes e liderados, como potencializou a já existente falta de habilidades interpessoais.

Durante as sessões de coaching ou em conversas com amigos que estão se sentindo exaustos e oprimidos pelos seus gestores, tenho ouvido frases como essas:

Estou trabalhando muito mais do que antes.

Não sei o porquê de tantas reuniões.

Parece que ele não confia em mim.

Não sei mais como atender às expectativas dele.

Quando ouvi relatos diferentes desses, destacando o aumento da proximidade, senso de pertencimento, engajamento e cooperação, fiquei curiosa para entender o que esses líderes estavam fazendo de diferente.

Durante uma semana, fiz contato com vários profissionais para saber as estratégias que estão usando para endereçar os desafios da distância física, da vulnerabilidade emocional e da mobilização para entregar os resultados e atender às expectativas da empresa.

Compilei as diversas práticas buscando identificar o que tinham em comum e cheguei à seguinte conclusão:

Criar ambiente de confiança e criar valor são os pilares de sucesso desses líderes.

Como eles fazem para criar valor?

•      Iniciativas COs: todas as ações e práticas que promovem a coesão, colaboração, cocriação, contribuição e compartilhamento entre os membros da equipe.

•      Rotinas que tenham VALOR para a equipe

•      Reuniões curtas, com objetivos específicos

•      Aplicação de metodologias ágeis para reduzir o ciclo de decisão

•      Consolidação de aprendizados (melhores e piores práticas)

•      Comunicação clara, transparente e abrangente

•      Todos na mesma página, sem “agenda oculta”

•      Feedback claro, específico e mais frequente

•      O “por quê” fazemos vem antes do “o quê” e o “como” fazemos

•      Planejamento e ajuste rápido de rota

•      Agilidade para entender o que gera valor para o cliente e qual a melhor forma de entregar esse valor

•      Ciclos curtos de entrega

Como fazem para criar ambiente de confiança?

•      Mantendo proximidade mesmo à distância

•      Interesse genuíno pelas pessoas

•      Empatia frente à vulnerabilidade

•      Momentos individuais mais frequentes

•      Mapear e entender necessidades e contexto individual

•      Mapear e analisar o comportamento frente à mudança

•      Planejamento sob medida para retomada do desempenho definindo patamares aceitáveis, desejáveis e ideais.

Não há nada de mirabolante nessas práticas, não é mesmo? Ainda assim, são poucos os que conseguem cultivar.

Por que você não aproveita esse momento para avaliar suas práticas atuais frente às boas práticas descritas acima?

  • O que já está fazendo e que está funcionando bem? Continue fazendo!
  • O que está fazendo que vai no sentido oposto ao recomendado? Pare de fazer!
  • O que ainda não está fazendo? Comece a fazer!

CONFIANÇA e VALOR são entregas que demonstram a autoconsciência e autenticidade de um líder que faz a diferença na vida das pessoas e que ampliam o seu impacto positivo na sociedade.

Você pode ser esse LÍDER!

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