Coaching para Empreendedores

Tempo de leitura: 4 minutos

Todo mundo pode empreender?

Esta é uma das principais perguntas que me fazem desde que me tornei coach e foi sobre coaching para empreendedores  que conversei com a Claudia Bortoletto, apresentadora do programa Mulheres de Estilo da Saúde Line TV na entrevista que descreverei aqui na íntegra.

Afinal de contas, todo mundo pode empreender?

A princípio sim, mas nem todo mundo está pronto para empreender.

Para empreender, você precisa ter algumas habilidades e competências que normalmente não temos ou não desenvolvemos quando somos funcionários de uma empresa.

A boa notícia é que habilidades e competências podem ser aprendidas e por isso, quem quer empreender deve buscar desenvolver o que chamo de mentalidade empreendedora.

Como alguém que nunca empreendeu pode desenvolver a mentalidade empreendedora?

Existem 3 passos para desenvolver a mentalidade empreendedora:

  1. Olhar para dentro: envolve o autoconhecimento. Conhecer a fundo suas forças, talentos, pontos a desenvolver, interesses e motivação.
  2. Olhar para fora: a partir do autoconhecimento, você pode olhar para as oportunidades externas, para o mercado e promover um encaixe entre aquilo que você é e sabe fazer bem com um modelo de negócio que permita que você empreenda e possa viver do seu negócio
  3. Olhar para o outro: ter propósito naquilo que você quer fazer. Por que você faz o que faz? Para quem você faz? Este porquê é o que vai fazer você superar os obstáculos, ser resiliente, otimista e querer seguir em frente.

Existem técnicas para ajudar as pessoas que querem empreender e as que estão empreendendo ?

Uma das técnicas mais eficientes é o processo de coaching para empreendedores, pois ele promove o autoconhecimento com foco e direcionamento para a realização de um empreendimento. Todos os grandes empreendedores são antes de tudo profundos conhecedores de si mesmos.

Uma pessoa que já tenha um negócio pode usar essas técnicas para inovar ?

Com certeza,  ser empreendedor é uma escolha de vida que requer desenvolvimento e aprendizado contínuo.

A inovação requer mentalidade empreendedora e o ciclo não para nunca.

Como funciona o processo de coaching para quem quer empreender ou já está empreendendo?

O processo de coaching para empreendedores é 100% customizado para o cliente, quando ele contrata o programa individual.

Com base no objetivo definido pelo cliente, o coach faz um planejamento de sessões que pode variar de 3 a 6 meses, através de sessões semanais ou quinzenais.

Para quem quer empreender ou já é empreendedor, o processo de coaching para empreendedores traz  clareza de objetivos, autoconhecimento, autodesenvolvimento e principalmente permite que o empreendedor consiga desenhar o seu modelo de negócio, ou seja, enxergar de que forma seu empreendimento vai gerar valor para os clientes e ser sustentável.

O que é e para que serve o modelo de negócio ?

O Modelo de Negócio é a forma como uma empresa gera valor para um cliente e é remunerada por isso.

Através de uma ferramenta chamada Canvas do Modelo de Negócio  , é possível enxergar o seu negócio através de 9 pilares que compõe o modelo de negocio : Proposta de Valor , Segmento de Clientes , Relacionamento com Clientes, Canais, Recursos Chave, Atividades Chave, Parcerias Chave, Custos e Receitas.

Com isso, o empreendedor consegue ter clareza para definir as estratégias e planos de ação necessários para gerenciar e inovar no seu negócio.

Qual a diferença entre um plano de negócio e um modelo de negócio?

O modelo de negócio deve acontecer antes do plano de negócio, ele fornece uma visão integrada do seu negócio e pode ser modificado e testado  a qualquer momento.

Modelo de Negócio com Canvas
Modelo de Negócio com Canvas

A partir dele, você evolui para a construção do seu plano de negócio, que  é um  estudo mais aprofundado onde é necessário levantar várias informações detalhadas de mercado, concorrência, fluxo financeiro, base de clientes, dentre outras.

Que recomendação você faz para quem quer aprender a fazer o seu modelo de negócio?

Para as pessoas mais autodidatas , existem livros e tutoriais que podem ser usados para construir o modelo de negócio, porém, a ajuda de um profissional especializado como um coach que conhece modelagem de negócio vai trazer muito mais ganhos na hora de empreender ou de inovar, pois o coach trabalha o autoconhecimento que é fundamental para identificar as áreas cinzas que podem sabotar o seu empreendimento.

Se você ficou interessado em conhecer mais sobre coaching para empreendedores, conheça os meus programas clicando nos links abaixo:

Programa Empreendedor de Valor  – Coaching Individual

Programa Mulheres Que Fazem Acontecer – Coaching em Grupo para mulheres

Prefere assistir ao vídeo da entrevista ?

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Para saber mais detalhes dos programas para empreendedores, entre em contato através do formulário abaixo:

[recaptcha]

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *